Como já havia anunciado em julho passado, o WhatsApp confirmou, no evento Fuel for India do Facebook realizado na última terça-feira (15), o oferecimento de previdência privada e seguros através do aplicativo na Índia, um mercado com 400 milhões de usuários.
Conforme o chefe do WhatsApp India, Abhijit Bose, a empresa já está executando testes do novo programa, que deverá ser disponibilizado aos consumidores ainda neste ano. Uma vez em funcionamento, as empresas de serviços financeiros passarão a utilizar a extensa base de usuários da multiplataforma de mensagens para vender produtos de microfinanças.
Jio Phone (Fonte: Jio/Divulgação)Fonte: Jio
Em um primeiro momento, está previsto o lançamento da venda dos chamados microsseguros, geralmente de vida e saúde, e previdência. Mas o WhatsApp já tem projetos-pilotos delineando a venda de produtos de tecnologia educacional e agrícola.
Certamente, as vendas serão facilitadas na Índia por um sistema peculiar: os chamados feature phones, um telefone móvel que mantém o formato dos primeiros celulares, com entradas com botões e um pequeno display. Esses modelos rudimentares foram adaptados para 4G pela empresa Jio Phone, e conectam o WhatsApp.